dormir faz bem

Dormir faz bem e é mais importante do que você imagina!

Em uma rotina acelerada, nem sempre você tem a oportunidade de descansar como deveria. Com o passar dos anos o corpo se acostuma e é comum encontrar quem não passe das quatro horas de sono por dia. Mas dormir faz bem e embora cada corpo tenha um metabolismo diferente, dormir menos do que o necessário não é indicado.

Viajar constantemente e passar muito tempo em aeroportos não é motivo para descuidar da saúde! Leia a matéria a seguir e veja os benefícios do sono e como resolver essa questão no meio de uma viagem.

Os problemas que a falta de sono traz

A privação de sono é um problema que afeta as pessoas profundamente. Seja pelo horário de trabalho ou compromissos, muitas vezes passa despercebida, e é aí que mora o perigo!

Sendo o sono considerado o responsável pela recuperação e equilíbrio do organismo e de suas substâncias, regulando funções como temperatura corporal e memória, a sua falta pode ser extremamente prejudicial à saúde.

Obesidade

A falta de sono proporciona uma tendência a comer mal, o que pode contribuir com a obesidade. Além disso, o corpo resistiria ao hormônio da insulina, tornando-se mais propenso à diabetes.

Estresse

Estresse e transtornos psicológicos afetam o sono, mas o sono insuficiente também pode causar estresse! A alteração na secreção de hormônios durante a noite pode causar estresse e irritação, além de interferir no sistema imunológico.

Rendimento físico

Você já dormiu mal e ficou imprestável no dia seguinte? Isso acontece porque se o corpo não descansa o suficiente, não há energia. Além da irritação já somada, o raciocínio fica mais lento, o corpo sem disposição e nada rende, o que pode causar transtornos no trabalho, inclusive a vergonha de cochilar no meio do expediente!

Falta de atenção

Se o raciocínio é lento e o rendimento é baixo, a falta de atenção aumenta. Com reflexos mais lentos, já pensou em como se torna perigoso dirigir? Não é à toa que dormir no volante é uma das maiores causas de acidente de trânsito.

As provas de que dormir faz bem

São vários os benefícios físicos e psicológicos de um bom sono. Alguns deles você só percebe em anos, outros, diariamente. Mas não importa quando, dormir faz bem e você só vai receber bons resultados. Veja alguns, a seguir.

Pele rejuvenescida

É quando o corpo dorme que o organismo produz hormônios de crescimento e melatonina. Extremamente importantes, são responsáveis por renovar as células do corpo e prevenir o envelhecimento.

Previne doenças cardíacas

Quando você dorme, diminui a pressão arterial e a frequência cardíaca e o corpo descansa. Do contrário, você pode vir a ter problemas cardíacos como arritmia, que leva a maiores riscos de doenças e infarto.

Memória boa

Além da renovação no organismo, a memória também é afetada pelo sono. Ao dormir bem áreas diferentes do cérebro, como o córtex, trabalham ativamente, ativando genes que fazem a memória ser armazenada.

Bom humor

Se a falta de sono causa estresse e irritação, dormir bem influencia no bom humor. Devido ao descanso e “limpeza” do corpo durante a noite, os hormônios são influenciados dando a sensação de bem-estar e, consequentemente, bom humor.

“Dormir faz bem e traz vários benefícios, mas e se eu estiver viajando?” você pode se perguntar. Realmente, dormir em aeroporto pode ser complicado. Mas mesmo que seja aquele cochilo de 40 minutos, já basta para revigorar o organismo e dar ânimo para a sua viagem.

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