Como se preparar para viajar na alta temporada? Entenda!

Viajar na alta temporada é um assunto que divide as pessoas: alguns amam as cidades cheias e o tanto de atividades propostas nesse período, enquanto outros preferem ter a exclusividade em um destino menos frequentado. Seja qual for o seu gosto, é certo que você precisa tomar alguns cuidados durante essas épocas do ano.

Para que todo o planejamento seja cumprido, é preciso levar em consideração as características da alta temporada, como a quantidade de pessoas, a espera nos serviços, os preços e tudo mais. Pensando nisso, trouxe este texto com dicas para aplicar e se livrar de maiores estresses. Veja a seguir!

Faça o check-in online

Chegar no aeroporto com antecedência é de praxe. Entretanto, você pode chegar antes para se prevenir de possíveis atrasos por conta de imprevistos e fazer o check-in online. Isso economiza muito tempo, pois você não precisa encarar as filas, seja a do atendimento com o colaborador do aeroporto, seja a de acesso ao totem de autoatendimento.

Aproveite o tempo que você ganha para conferir sua documentação, ver se está tudo certo, além de deixar a sua mala organizada de maneira funcional, com itens importantes protegidos e acessíveis. Considerando o destino, deixe tudo esquematizado para o embarque e fique de olho no horário do voo, mesmo depois de despachar as malas.

Reserve o hotel com antecedência

Na alta temporada, é muito comum que ocorra o famoso overbooking. Isso significa que a empresa prestadora de serviços vende mais do que realmente tem capacidade para entregar. Essa prática é comum nas companhias aéreas, pois é uma estratégia que livra o negócio de ter prejuízos em caso de desistências.

O overbooking também acontece em hotéis. Sendo assim, é interessante fazer a reserva com bastante antecedência. Além disso, escolha o hotel com a consciência do grande fluxo que a cidade provavelmente vai abrigar na alta temporada. Opte por estabelecimentos que facilitem a sua estadia e o seu trânsito.

Selecione os caminhos da viagem

Cidade cheia significa mais dificuldade para transitar. Independentemente do objetivo da viagem ser passeio, compras ou trabalho, a verdade é que a melhor opção é repensar os trajetos que você vai precisar fazer, bem como os meios de transporte.

Tire algum tempo para planejar suas rotas, evitando os grandes centros em horários de pico sempre que possível. Caso isso não seja possível, planeje um tempo extra para completar seus planos e compromissos. Assim, você evita atrasos e se preparar psicologicamente.

Dê maior atenção às finanças

No caso das passagens, ao buscar com muita antecedência, você pode sim conseguir descontos mesmo para os lugares mais desejados. A maior procura faz com que o preço possa ser ajustado, principalmente para quem adquire pacotes com grandes empresas.

Contudo, chegando ao destino, essa lógica pode se inverter cruelmente: se tem mais turistas no local, os serviços são mais caros.

Lembre-se de que há cidades que sobrevivem basicamente do movimento da alta temporada, precisando tirar dela proveitos para se manter em atividade no restante do ano. Por isso, a melhor ideia é ir com o bolso preparado e pesquisar bastante.

Potencialize os cuidados com a segurança

Maior fluxo de pessoas é igual a maior chance de furtos e confusão com a bagagem. Diante dessa realidade, para evitar transtornos, atrasos e prejuízos, potencialize os cuidados que você tem com a segurança dos seus pertences. Uma mala extraviada, além da perda financeira, pode fazer você perder o seu voo.

Viajar com tranquilidade na alta temporada é possível, mesmo se você escolher um dos destinos mais frequentados. Basta que você se planeje, fique bastante atento aos momentos mais críticos do transporte (quando o trânsito de pessoas é muito intenso) e tenha consciência da maior espera pelos serviços e da elevada necessidade de cuidados.

Como você pôde perceber, a missão não é tão complicada, não é mesmo? Mas é preciso se planejar e conhecer o funcionamento dos sistemas. Por isso, aproveite para saber, também, como agilizar o embarque em alta temporada!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados

Fale o que você pensa

Translate »