Arrumar a mala

5 dicas para você arrumar a mala para viagem de forma funcional

Arrumar a mala é uma preocupação que todo mundo que viaja muito tem. Isso porque carregar o necessário — evitando o excesso de bagagens —, considerando a economia de espaço e a facilidade em buscar coisas na mala, demanda mais planejamento e prática do que muita gente imagina.

Pensando em agilizar esse momento e tornar a sua mala superfuncional, hoje eu trouxe 5 dicas para você se tornar um expert da organização da bagagem e não passar mais raiva arrumando suas coisas nem perdendo tempo por conta disso. Quer saber quais são elas? Veja a seguir!

1. Defina suas prioridades

Qual é o objetivo da sua viagem? Quanto tempo você vai ficar fora? Quais ambientes vai frequentar? De quais ocasiões vai participar? Todas essas respostas vão te guiar para arrumar a mala ideal. O seu propósito vai dizer o quão importante é levar ou não um item. As viagens não são iguais, as malas também não devem ser.

Se você vai a um país que faz muito frio, por exemplo, pode dispensar o protetor solar, entende? Da mesma forma, bermudas podem ficar de fora da mala. Nas viagens a trabalho, um carregador para o seu notebook não pode faltar, bem como trajes adequados e outros adereços pertinentes às suas atividades no local.

2. Use e abuse das listas

Uma ação que colabora muito na hora de arrumar as malas é fazer listas. Você não precisa de muito tempo nem de grandes apetrechos. Mentalize as situações das suas viagens e vá anotando o que definitivamente não pode faltar. Assim, estabeleça de forma dinâmica o que entra na sua bagagem.

Classifique os itens

Sei que parece trabalhoso fazer isso antes de viajar (principalmente para quem embarca com frequência), mas a verdade é que classificar os itens vai se tornando cada vez mais natural, até que você faz isso sem perceber e automaticamente, sem erros.

Você pode usar diversos critérios, como necessidade, utilidade, momento de uso etc. A ideia é que as coisas que são usadas juntas ou dizem respeito ao mesmo “assunto” sejam facilmente encontradas. É o caso dos produtos de higiene pessoal, por exemplo.

Faça checklists

Ao arrumar malas, o checklist serve para certificar a presença de todo o necessário, pois provavelmente você só vai lembrar de algo importante quando precisar e for tarde demais para buscar.

Esse tipo de situação causa transtornos, imprevistos que fazem você perder tempo e às vezes envolvem custos. Então, com a lista que você fez inicialmente para arrumar as bagagens: repasse os itens.

3. Divida os itens em necessaires

Bolsas menores e bolsas de mão são muito bem-vindas ao montar uma mala funcional. Também conhecidas como “necessaires”, elas são facilmente encontradas em lojas, sendo que há modelos simples que não são caros. Elas vão dentro da sua mala e funcionam como compartimentos.

A ideia é usar o tamanho, as cores ou o design para visualizar, manusear e dispor de maneira fácil e dinâmica os seus pertences. Todos os documentos podem ir numa espécie de carteira, enquanto itens de escritório numa pasta, roupas de baixo numa sacola de pano etc. Dica de ouro: use a classificação que você deu aos produtos para separá-los.

4. Avalie se a mala ajuda você

O tamanho da mala, o formato, a forma das alças, a qualidade das rodinhas, o peso, entre tantos outros aspectos podem prejudicar ou colaborar com a arrumação da sua mala. Você pode, também, variar de acordo com o propósito da viagem e necessidade de bagagem.

As retangulares — e mais comuns — geralmente funcionam bem, mas caso você sinta alguma dificuldade, é bom buscar pelas qualidades que você deseja e providenciar uma mala que adiante o seu lado.

5. Pratique uma ordem funcional

Além de fazer a seleção das famosas peças curinga (aquelas roupas que podem ser combinadas entre si para diversas situações), a ordem da colocação das roupas faz diferença. Primeiro as calças, depois as peças menores, depois as mais leves etc.

Arrumar a mala não é nenhum bicho de sete cabeças. Você só precisa focar nas características fundamentais daquela viagem em específico e praticar a organização. A bagagem de mão também é importantíssima. Quer saber o que não pode ficar de fora dela? Veja aqui 5 itens fundamentais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados

1 Comentário

    Your internet site has excellent web content. I bookmarked the website

Fale o que você pensa

Translate »